Blog da Rosso

Turismo

Uma viagem gastronômica pela Sicília!

Você chegou em Ragusa ou está planejando a sua ida para fazer seu processo de cidadania, e quer conhecer tudo de melhor que a Itália pode oferecer? Então, prepare-se! Muitas coisas mudarão a sua vida nessa viagem, e não estamos falando só da sua nacionalidade ou passaporte…. Os seus gostos, sabores e apetite nunca mais serão o mesmo!

Sabemos que a Itália é conhecida por sua história, suas belas paisagens, e, não menos importante, a sua culinária. Devemos admitir que, assim como todos dizem, a gastronomia italiana é uma das melhores do mundo, e é óbvio que você deve experimentar tudo que puder em sua estadia aqui. Por isso, deixamos registrados aqui as melhores comidas da região para se você se deliciar com a cozinha local.

Uma boa pizza, claro!

Pizzarias não faltam por aqui! Você encontra facilmente uma em cada quarteirão, e acredite: a pizza é muito diferente em cada local! Normalmente, cada pizzaria tem o seu fornecedor de queijo, molho, e até mesmo farinha, que sim, mudam totalmente o resultado final de uma pizza (iguaria eleita por nòs como a 8.ª maravilha do mundo…). Acho que só esse item já deixa claro algo que você DEVE fazer: experimentá-la em mais de um local.

Ah! E não se esqueça: aqui você encontrará em tamanho MAXI (para toda a família), e as individuais, que são maiores que as populares brotinhos no Brasil.

Pasta não pode faltar!

Imagem: Pixabay

Ir à terra do macarrão e não provar as massas frescas e deliciosas, é praticamente um pecado! Em quase todos os restaurantes, e principalmente nas  trattorias, você encontra os mais variados tipos de pasta que existem, e algumas ainda possuem ingredientes não tão comuns no Brasil como pistache, berinjela abóbora, ricota, linguiça, aspargos… Mamma mia!

Focaccia? Quero!

Nas padarias, os famosos panifícios italianos, você encontrará além de uma variedade gigantesca de pão, as focaccias da região. A focaccia, também chamada de Scaccia é uma massa assada e muito leve. Cada cidade da província possui um modo e receita diferente para fazer essas iguarias. As focaccias Ragusanas são divididas em camadas fininhas intercaladas com o recheio ou molho, e já as Chiaramontanas parecem um pastelzinho assado….. Entre os recheios mais tradicionais estão: Ricota, molho de tomate, espinafre, berinjela, brócoli, batata e queijo …hummm, uma delícia!

Agriturismo? O que é isso?

Os restaurantes de agriturismo também são bem comuns na região de Ragusa, que também pode funcionar como hotel, pousada ou recreação. Normalmente possui uma estrutura mais interiorana, com atividades no campo, e até animais como cavalos, vacas, e cabras. O menu é normalmente bem robusto, composto com petiscos, como queijos, salames, pães, entradas, pratos principais, focaccias, e muito mais.

Um sanduíche, por quê. não?

Os conhecidos panini também estão em muitos lugares de Ragusa. Normalmente, as paninerias possuem mais tradicionais com hamburger, e outras o tanto quanto “diferentes” das que temos do brasil: porchetta, prosciutto crudo, speck, que são embutidos bem utilizados aqui.

Uma curiosidade é que facilmente você encontra lanches com batatinha frita dentro! Isso mesmo, pão, alface, queijo, hambúrguer e batatinha!

Eba, Arancini!

Ao chegar em qualquer lugar da Sicília (e até mesmo já no aeroporto) você vai encontrar nas estufas dos cafés e lanchonetes um salgado que chamará sua atenção. A forma é exatamente a nossa amada coxinha no Brasil, mas não se engane: o arancino não tem nada a ver com a coxinha além do formato.

Este “salgado” é feito com arroz de risoto, normalmente temperado com açafrão e outras especiarias, e pode ter como recheio o ragu de carne (o chamado “molho bolonhesa” no Brasil), queijo e presunto, pistache e por aí vai…

Eu duvido você não gostar quando experimentá-lo quentinho!

Agora, se você é do time dos doces, preste atenção: Os gelatos artesanais são uma verdadeira tentação! Você pode encontrar tanto os sabores mais simples como leite, morango, chocolate, até os mais “elaborados”, como kinder, crocantes, nutella e afins.

E obviamente, não podemos esquecer do maravilhoso cannolo siciliano, que é outra grande iguaria da Sicília. O cannolo é um canudo assado bem crocante recheado com ricota ou pistache (ou melhor, transbordando!). A cada mordida é uma explosão de sabor! O crocante do canudo se mistura com o recheio cremoso, e não há quem não goste dessa combinação.

E ai, deu fome? É, amigos….. depois de todas essas comidas nós realmente constatamos que a Bella Sicília definitivamente não é para amadores!

Fazer o reconhecimento da Cidadania Italiana aqui em Ragusa vai permitir que você conheça além dos gostos e sabores que Sicília pode oferecer. Você pode mergulhar 100% na cultura local, conhecer lugares maravilhosos, vivenciar os costumes e as tradições italianas, e muito mais.

Temos certeza que você ficará ainda mais encantado com a Itália, o berço das suas origens.