Nos últimos anos o problema da “Cidadania fácil” tem sido um tema bastante comum entre os comuni italianos.
Notícias como “Investigação nos processos de reconhecimento de cidadania” e “Residência fácil para cidadania: três comuni de Teramo sob investigação” estão cada vez mais comuns em diversas cidades italianas conforme a batalha contra golpes e falsificações aumenta.
https://www.rete8.it/cronaca/152teramo-inchiesta-su-iter-cittadinanza-indagati/
http://www.abr24.it/residenza-facile-per-la-cittadinanza-indagini-in-tre-comuni-delteramano/
Não muito tempo atrás, os processos de reconhecimento de cidadania feitos em solo italiano eram muito mais simples. Hoje em dia, dado ao rápido aumento na procura, as regras dentro dos comuni se tornaram muito mais rigorosas.
Além disso, antes era mais fácil reconhecer um falso profissional, mas com a explosão de novos sites online vendendo serviços de assessoria em cidadania, o risco de cair em armadilhas onde o cliente compra os serviços de um “assessor” online e acaba sem a sua cidadania é cada vez maior.
Cabe a cada um ser bastante cuidadoso e não confiar em qualquer tipo de proposta online, pois “a lei italiana não admite falta de conhecimento.”
Como exemplo, abaixo um extrato de um dos artigos:
“Segundo sugere a acusação, ao contrário do que foi afirmado pelos dirigentes dos comuni, a maioria dos brasileiros que obtiveram o documento de residência, não habitam realmente no local indicado no documento, o que seria um requisito necessário para concluir o processo de reconhecimento de”
O primeiro requisito é ter uma residência verdadeira no local onde se deseja fazer o processo de reconhecimento da cidadania. De acordo com a lei italiana, no decorrer de 45 dias o comune verificará – sem exceções – a veracidade da condição de morador declarada pelo interessado.
É necessário residir legitimamente no comune e somente após a verificação da residência é possível iniciar com as etapas do processo de reconhecimento da cidadania italiana.
Ao comprar um “pacote de cidadania” de charlatões sem escrúpulos você está colocando o seu direito de obter o reconhecimento da sua cidadania nas mãos de organizações criminosas.