Blog da Rosso

Conselhos

Patrimônios Mundiais da Unesco para visitar durante o seu processo de reconhecimento de cidadania

Na Sicília, estão localizados sete dos patrimônios reconhecidos e protegidos pela UNESCO, e eles serão uma das primeiras coisas que você poderá visitar quando chegar aqui para usufruir dos nossos serviços.

A seguir, confira a lista dos patrimônios mundiais da UNESCO na Sicília.

Leia e deixe a sua opinião.

PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO

1. Área Arqueológica de Agrigento –

Localidade famosa desde a idade antiga. Gothe, na sua “Italianische Reise” (viagem pela Itália), dedicou a maior parte de seu tempo estudando as belezas naturais e artísticas de Agrigento.

2. La Villa Del Casale, em Piazza Armerina –

A Villa Romana de Casale, localizada no território da cidade Piazza Armerina é uma construção única. Se trata de uma completa casa romana com estruturas que representam detalhadamente não só o estilo de vida antigo, mas um momento histórico de união entre diferentes culturas nas margens do Mar Mediterrâneo: as culturas do norte da África com a cultura romana. Simplesmente não existe uma construção semelhante em nenhuma outra parte do mundo.

3. As Ilhas Eólicas –

Os aspectos vulcânicos peculiares das ilhas Eólicas são objeto de estudos da vulcanologia mundial. As ilhas são, até os dias de hoje, um rico terreno de estudo dos contínuos processos de transformações das paisagens e das composições arqueológicas do famoso arquipélago.

4. As cidades barrocas da região conhecida como “Val di Noto” –

São 8 cidades localizadas no sudeste siciliano e que foram reconstruídas no ano de 1693, nas proximidades das ruínas de um terremoto que ocorreu naquele ano. As reconstruções representam um notável empenho coletivo realizado na época, suas estruturas arquitetônicas e artísticas são da era tardo-barroca, mas com algumas inovações distintas na área urbanística e estrutural. As cidades são: Catânia, Módica, Noto, Palazzolo Acreide, Ragusa, Scicli e Militello.

5. Siracusa e as necrópoles rupestres de Pantalica –

Substituindo a cultura pré-histórica que havia seu centro em Pantalica, a civilização grega, que deu sede e se desenvolveu em Siracusa, representou o centro da vida das populações do Mediterrâneo por um significativo período da história da humanidade.

A cultura grega prevaleceu sobre a de seus rivais, os povos cartagineses e atenienses, e continuou a crescer até se tornar e coração da filosofia, arte e cultura do Mediterrâneo.

Esse detalhe particular da história deixou marcas em toda a malha urbana da cidade, que se desenvolveu baseando-se nos modelos das cidades gregas, além de conservar sinais da existência e da integração de várias culturas que foram tão importantes naquela época no mundo ocidental.

6. O monte Etna –

Etna é um vulcão ativo de porte grande localizado na ilha de Sicília. A diversidade e complexidade da paisagem em torno do vulcão, os seus estratos coloridos e a sua vegetação variada, se combinam formando um cenário espetacular, em meio ao Mar Mediterrâneo e a ilha da Sicília.

Além de um importante vulcão ativo, o Etna é também um excelente exemplo do processo geológico-evolutivo e de formação de plataformas vulcânicas. O vulcão é caracterizado pelas suas contínuas atividades eruptivas em sua cratera central e frequentes derramamentos de lava proveniente de suas crateras laterais. Essa excepcional atividade vulcânica vem sendo documentada há pelo menos 2700 anos.

Hoje, o monte Etna é um dos vulcões mais estudados e monitorados do mundo e continua a influenciar a geofísica e outras disciplinas da ciência da terra.

7. O percurso Árabe-Normando de Palermo e as cidades de Monreale e Cefalù –

Situado na costa setentrional da Sicília, o percurso árabe-normando inclui uma série de 9 construções civis e religiosas, dentre elas: a catedral de Palermo, a ponte e as catedrais das cidades de Cefalù e Monreale.

O conjunto dessas construções representam o testemunho de como diferentes culturas e religiões coexistiram por séculos na Sicília, dando vida a novas formas de arte.

Ficou interessado? leia os outros artigos existentes em nosso blog.

Descubra quais experiências extraordinárias você poderia fazer enquanto aguarda pela sua cidadania italiana.