Conseguir sua cidadania italiana pode se tornar um processo longo e trabalhoso se você não sabe por onde começar, certo? Por isso, colocamos aqui os primeiros passos que te farão obter seu reconhecimento de forma segura e legal.
A primeira coisa que é necessário ter em mãos são as certidões de nascimento e casamento de todas as pessoas que ligam você ao seu parente (antenato) italiano. Por exemplo, se o italiano da sua família é seu bisavô, você precisará dos documentos que comprovem que ele nasceu na Itália (certidão de nascimento), que ele foi casado (certidão de casamento), os documentos dos seus avós — que comprovem que eles são filhos de italianos (sempre com as certidões), dos seus pais — que são filhos dos filhos de italianos, e os seus documentos.
Caso você ou sua família não tenha esses documentos em mãos, não se preocupe! Temos parceiros que fazem a busca de todas essas certidões no território italiano, e conseguem encontrar a origem da sua família! Assim como solicitar as cópias desses documentos junto aos órgãos italianos de onde seus antenatos nasceram.
Lembre-se que a cidadania italiana é um dos poucos processos que ainda não ha limites de gerações para que aconteça o reconhecimento, e também não é necessário que todas as pessoas da sua árvore genealógica em ligação com seu antenato italiano realizem o procedimento. Por exemplo, se você é bisneto de italiano, seus avós e pais não são obrigados a realizar o processo para que você consiga a sua cidadania.
Após todos os documentos obtidos, você deve traduzir (com um tradutor juramentado) todas as certidões e realizar o apostilamento de Haia.
O apostilamento de Haia é uma certificação que valida juridicamente seus documentos ao nível internacional.
Após isso, você terá três opções:
Como a Rosso Passaporto possui representantes em vários lugares, podemos cuidar do seu processo tanto no Brasil quanto na Itália!Se você está interessado em obter a cidadania italiana, entre em contato conosco e receba um orçamento!