Blog da Rosso

Cidadania Italiana

Foge, é cilada! – Um guia prático para não cair em golpes que te impedirão de conquistar a cidadania

Infelizmente é muito comum ver notícias de pessoas que sofreram fraudes ou golpes por parte de assessores que trabalham na ilegalidade. Esses criminosos disfarçados podem colocar todo o seu sonho de ter a cidadania reconhecida em risco.

Pois é, não basta apenas contratar um profissional ou uma assessoria para assegurar que tudo ocorra bem em seu processo, além disso, você deve TER CERTEZA que a empresa trabalha de forma transparente seguindo todas as leis.

Para evitar esse tipo de problema, veja algumas dicas que você pode se atentar antes da contratação de uma empresa que prestará o serviço de assessoria à cidadania:


Partita Iva, o que é isso?

Esse registro é equivalente ao nosso “CNPJ” no Brasil. Na Itália é imprescindível que uma empresa ou pessoa que exerça atividade profissional tenha esse número de “documento”. É com esse registro que você se certifica que a empresa existe juridicamente e colabora com os tributos fiscais nacionais obrigatórios. Isso quer dizer que a empresa sofrerá consequências legais caso não cumpra a sua parte no contrato.

Endereço

Ter endereço fixo ou uma sede física também pode ser um indício de que de fato a empresa existe. Na Itália é obrigatório que todas as empresas tenham um endereço. Nesse caso, mesmo com o logradouro italiano em mãos, coloque no Google e veja se o encontra a rua, avenida e cidade, se é um local comercial ou não, e outros detalhes.

Mas, atenção: O endereço deve ser italiano e a empresa deve funcionar no local onde diz ter como sede. Se o único endereço indicado no site é brasileiro, desconfie!

Recomendações

O “boca a boca” ainda é um dos métodos mais eficazes. Seja por meio de outras pessoas, das redes sociais, sites como “reclame aqui” ou até mesmo no google, verifique o que falam dessa empresa. Não é garantia que você não terá problemas, mas, com certeza, se existirem mais recomendações positivas que negativas , a probabilidade do seu sonho se tornar um pesadelo diminuirá bastante.

Evite realizar pagamento sem contrato

Existem muitas pessoas que caem em golpes pois acreditam 100% na palavra de pessoas que não conhecem. Em um mundo correto, a palavra realmente bastaria (acredite, nesse caso o problema não está em você!), mas pode ser uma abertura para que esses profissionais ajam de forma ilegal.

Tenha tudo registrado!

Anote, troque e-mails, orçamentos, deixe gravado tudo que puder. Se possível, tenha um registro no seu e-mail do que foi dito e combinado. No pior das hipóteses, caso algo ruim aconteça, você precisará de provas. Tenha tudo escrito e documentado para evitar possíveis problemas e lembre-se que conversas por Whatsapp podem ser facilmente apagadas.

Para grandes serviços, exija um contrato!

É o contrato que dará a base do serviço prestado. Todas as cláusulas, itens, e dados que estarão lá, assinados por você e pelo profissional, dirão o que deve ser feito. Leia-o atentamente.

Fale e converse com o profissional antes de fechar negócio

Parece ser muito óbvio, mas nunca é demais reforçar: conheça quem está vendendo o serviço, saiba mais sobre quem irá te assessorar, conheça quem está nos bastidores da empresa. Se possível, saiba nomes, pesquise-os e veja se são reais!

Solicite um recibo ou nota fiscal do serviço feito

Após feito, tenha um comprovante que o serviço foi realizado. É o que te assegura que aquilo comprado foi entregue nos conformes.

Suspeite de qualquer informação duvidosa ou milagrosa que o assessor te oferecer

Não existe milagre! Todo processo de cidadania segue seu fluxo e trâmite, é impossível obter o processo legalmente pulando fases obrigatórias.

“Se de acordo com a lei italiana o processo pode durar até 6 meses, como o assessor X está garantindo que a minha cidadania sairá em 7 dias?” Leia, informe-se e não caia em papo furado!

Essas são as nossas dicas que poderão te auxiliar na escolha de uma boa assessoria!

Esperamos que você nunca passe por isso, mas, se precisar, também atuamos na linha de frente dessas dificuldades. Caso você tenha vivido algum problema com uma empresa italiana e não conseguiu realizar seu sonho de obter sua cidadania italiana, saiba que oferecemos uma consultoria profissional junto ao nosso time jurídico que analisará o seu caso e indicará o melhor caminho a ser seguido.

Para mais informações, envie um e-mail para nós.

*Artigo realizado com a colaboração de Isabelle Garotti, formanda em Relações Públicas na Università di Udine.