Nos últimos dias, a polícia de Augusta, município que pertence à província de Siracusa, no sul da Itália, desbaratou um esquema que chegou a conceder ilegalmente a cidadania italiana a mais de 500 brasileiros.
A notícia na íntegra pode ser lida em italiano clicando abaixo:http://meridionews.it/articolo/55055/siracusabrasiliani-diventavano-italiani-con-3-500-euro-online-pacchetto-completo-grazie-a-dipendenticomunali/
Os clientes desse esquema teriam obtido de forma extraordinariamente rápida o reconhecimento da cidadania italiana por “iure sanguinis”, ou seja, por linhagem de sangue.
É inútil tentar tapar o sol com a peneira: encontrar um profissional honesto e sério está cada dia mais difícil.
Mas será que o responsável por tantos casos ilegais é somente quem oferece a facilidade fora do comum?
O cliente seduzido pela oferta de obtenção da cidadania em tempo recorde também tem sua parcela de responsabilidade. E é justamente por isso que as pessoas que “se deixaram levar” podem perder seu sonhado passaporte.
Porque obter o reconhecimento da cidadania italiana não é uma coisa simples e demanda o tempo necessário para as autoridades averiguarem a veracidade dos documentos.
Uma vez ciente disso, é preciso excluir as propostas que prometem um tempo de procedimento estranhamente curto, assim como aquelas com um custo baixo demais. Ou que não oferecem nenhum comprovante de que o negócio foi firmado. Ou ainda cujo profissional seja de difícil acesso.
Mesmo que algumas pessoas e sites o recomendem. Porque, na hora que a coisa der zebra, você estará sozinho. Suas reclamações não serão ouvidas nem publicadas. Afinal, a decisão foi sua.