Blog da Rosso

Curiosidades

Diferenças culturais: Brasil x Itália

Se você já teve a chance de viajar para algum outro país (ou até mesmo outro estado do Brasil), percebeu alguns costumes, hábitos ou comportamentos um tanto quanto diferentes daqueles que você exerce, não é mesmo?

Quando falamos de todos esses aspectos, falamos essencialmente de cultura: a arte, as crenças, os costumes e todos os hábitos que podem ser extremamente diferentes se comparados a um determinado grupo com outro povo ou nação.

Então, pensamos: porque não comparar alguns desses pequenos aspectos entre as nossas queridas nações, Brasil e Itália? 🇧🇷 🇮🇹

Elencamos aqui algumas principais diferenças culturais que com certeza você verá ao viajar pela Itália e fazer o reconhecimento da cidadania italiana conosco:

Saudações

Apesar de calorosos, os italianos não costumam dar beijos no rosto como cumprimento quando não se conhece.

Primeiro se oferece um aperto de mão, e, depois de já terem um pouco mais de intimidade, cumprimentam com beijo no rosto. E não basta um! São dois beijos (como em alguns lugares do Brasil), porém, os italianos iniciam do lado oposto da gente (o primeiro beijo é dado sempre na bochecha esquerda da pessoa, e não na direita como nós fazemos), o que pode gerar uma pequena confusãozinha (ou até mesmo uns selinhos involuntários…rs).


via GIPHY

Refeições

Vamos falar do que importa: vamos falar de comida! 😋

Aqui na itália, esqueça o tradicional “pão na chapa” como café da manhã. Você nem encontrará essa opção nos bares/panifícios.

A tradicional colazione aqui no sul é baseada em ‘corneto/brioche’ doce, ou seja, um croissant recheado doce. Pode ser com geleia, chocolate, creme, pistache… Não existe a possibilidade de comer algo salgado como café da manhã. Então se você é do time ‘açúcar’, vai se dar bem! (especialmente se amar Nutella!).


via GIPHY

Um outro detalhe que requer muita atenção: Se você gosta de uma comida bem recheada, talvez por aqui você não encontre. Tenha bem isso em mente antes de dar a primeira mordida (e assim evitar grandes decepções) 😅.

Outra observação é que normalmente os italianos apreciam o café sendo uma bebida única, algo que não se deve acompanhar com nada e nenhuma comida (além do copinho de água).


via GIPHY

Um “italiano vero” comerá seu corneto ou brioche, e depois de finalizado pedirá um café, comendo e bebendo em momentos separados. Diferente dos brasileiros que comem praticamente de tudo no café da manhã, não é mesmo? (do pão com manteiga, bolo, à pizza fria da noite anterior e um copão de café do lado 😂!)

Ainda falando sobre refeições, quando estamos almoçando ou jantando, dificilmente você verá um italiano comer o macarrão com a carne ou salada no mesmo prato. Para eles, isso é uma confusão imensa.

Está aí o motivo pelo qual, ao chegar em um restaurante italiano, você verá que o menu estará dividido em (muitas) partes: “Aperitivo” (tira-gosto/happy hour) “Antipasto” (entrada), “primo piatto” (primeiro prato, normalmente com opções de massa ou risotos), “secondo piatto” (algum tipo de carne ou proteína no geral), “contorno” (acompanhamentos do secondo piatto), “dolce/dessert” (sobremesa), e obviamente, café espresso.


via GIPHY

Só nesta parte destrinchamos diversas diferenças com o aspecto alimentar brasileiro.

Uma outra curiosidade é que quando um italiano te convida para comer na casa dele é o anfitrião (e cozinheiro) que irá montar os pratos de cada um! Então, não se preocupe caso você não se lembre da “etiqueta” da ordem dos pratos. O seu único papel é ficar sentado na mesa esperando e comendo tudo o que for colocado no prato a sua frente 😂

OPA, CADÊ O FEIJÃO COM ARROZ?

É, esse alimento ficaremos devendo por aqui. 😅 Infelizmente, os italianos não possuem a cultura de comer arroz e feijão juntos. No sul você encontrará risoto (prato feito com arroz, porém não é o mesmo arroz que o brasileiro) e feijão apenas em sopa ou pratos específicos.

Já no norte, mais especificamente na região do “Veneto” existe um prato tradicional que tem arroz e feijão misturados, porém eles cozinham o arroz na água do feijão dando ao prato uma cor escura e homogênea ( digamos que a aparência não é tao bonita não! 😬).

Ao norte da Itália é muito comum também ver “l’insalata di riso” que é um prato frio. Se trata praticamente do “cuscuz marroquino”, porém no lugar do cuscuz eles usam o arroz.

Todos os pratos vêm no mesmo momento?

Não, eles comem por etapa. Vem o primeiro item, após terminado, vem o segundo, e assim por diante! Pode chegar a facilmente 5 pratos diferentes seguidos.


via GIPHY

Eles comem fruta depois das refeições?

Sim! É bem comum alguns italianos comem uma fruta como ‘sobremesa’ até nos restaurantes.

Todo restaurante terá café?

Olha….A maior parte deles oferecerá café sim. A não ser que você esteja em uma panineria/pizzeria mais simples.

via GIPHY

Horários

Um outro aspecto cultural é o horário das refeições. Se você for ao restaurante por volta das 19h para jantar, encontrará-lo FECHADO. Sim, sim! Normalmente os restaurantes abrem após às 19:30h e fica cheio por volta das 21:30/22h.


via GIPHY

A mesma coisa para o almoço. Normalmente almoçam por volta das 13/14h. Meio-dia é muito cedo (pelo menos para eles…).

Em contrapartida, o horário dos comércios em geral também é diferente.

Existe uma pausa para almoço em todos os comércios nas cidades menores. Bancos, mercados, lojas de roupas, e etc, fecham das 13h às 16h, aproximadamente. Muito diferente de grandes capitais brasileiras, onde o serviço funciona até de madrugada.


via GIPHY

E por aí vai!….

É muito provável que pudéssemos elaborar uma grande lista de diferenças culturais, pois obviamente elas existem e são inúmeras!

Mas queremos saber de você: já viajou para a Itália? Notou alguma diferença cultural durante o período que estava aqui realizando a sua cidadania italiana? Conte para nós!

*Artigo realizado com a colaboração de Isabelle Garotti, formanda em Relações Públicas na Università di Udine.